Conheça algumas alternativas eficientes para atenuar o envelhecimento do rosto e possibilitar o rejuvenescimento facial
O rejuvenescimento facial é muito procurado, tanto por homens, quanto por mulheres, que buscam por tratamentos estéticos para minimizar os efeitos do envelhecimento. Apesar de ser um processo natural, muitas pessoas não se sentem satisfeitas com as características relacionadas a esse processo.
Nesse sentido, existem diversas técnicas que prometem um rosto com aspecto mais jovem. Porém, alcançar o rejuvenescimento facial depende de uma combinação de hábitos e medidas.
Os hábitos de vida são o primeiro passo para se ter um rosto mais jovem. Isso porque a prática de exercícios e uma boa alimentação colaboram para a integridade do corpo. Entretanto, o envelhecimento é inevitável e as marcas desse processo começam a aparecer mais cedo ou mais tarde.
Por isso, associado às práticas saudáveis, os procedimentos estéticos visam potencializar ainda mais a atenuação dos sinais indesejados. Entre as diversas intervenções estéticas, a cirurgia plástica se mostra como alternativa eficiente e duradoura.
Conhecer as intervenções cirúrgicas e não cirúrgicas pode possibilitar que você analise o que pode ser o melhor para o seu caso.
Para entender o objetivo de cada um dos procedimentos estéticos, é importante saber os principais acometimentos relacionados ao envelhecimento.
De modo geral, há uma diminuição de colágeno, o que colabora para o aumento da flacidez e a perda da firmeza da pele. Além disso, é comum que haja acúmulo de gorduras em regiões de difícil eliminação.
Outra característica comum são as marcas de expressão, que são obtidas a partir dos movimentos expressivos repetitivos ao longo dos anos, como sorrir, manter as sobrancelhas levantadas, a testa franzida, entre outros.
Para cada uma dessas situações, há uma opção diferente de tratamento que irá ajudar a atenuar os sinais e colaborar para o rejuvenescimento facial.
Em muitos casos, os sinais do envelhecimento, como rugas, “pés de galinha” e marcas de expressão podem ser motivo de incômodo ainda cedo, como dos 25 aos 30 anos.
Nessas situações, tratamentos estéticos cirúrgicos podem ser excessivos para os detalhes a serem atenuados. Por isso, opções menos invasivas em geral são as mais indicadas pelos profissionais para o rejuvenescimento facial.
Entretanto, essas opções possuem menor durabilidade, de forma que se torna necessário renová-las de tempo em tempo, mas possibilitam o retardo do envelhecimento, sendo algumas delas o preenchimento facial (ácido hialurônico) e o botox.
Em relação às intervenções cirúrgicas, elas são capazes de promover o rejuvenescimento facial de forma mais evidente, além de possibilitarem resultados mais duradouros, sendo as principais delas o facelift, a blefaroplastia, o browlift e a lipoaspiração da papada.
O Facelift ou Lifting facial, consiste em uma cirurgia plástica que visa reduzir as marcas na face, relacionadas com a idade.
A partir da remoção do excesso de pele e do reposicionamento dos tecidos, além da realização de suturas (pontos) que visam colaborar para o aumento da firmeza e sustentação facial, é possível amenizar a flacidez a longo prazo.
O objetivo principal é o rejuvenescimento facial, tornando o rosto mais harmônico.
A blefaroplastia, conhecida também como cirurgia plástica das pálpebras, é uma intervenção que busca melhorar os aspectos estéticos, promovendo o rejuvenescimento facial, e os aspectos funcionais da região dos olhos.
A partir da retirada do excesso de pele e de bolsas de gordura do local é possível reduzir a flacidez e melhorar o aspecto da região dos olhos. Essa cirurgia pode ser feita tanto na pálpebra superior, quanto na inferior, tendo cada uma delas um objetivo diferente.
Dentre os tratamentos estéticos, o Browlift, também conhecido como lifting das sobrancelhas, visa alterar a curvatura destas, promovendo uma renovação no olhar, que muitas vezes pode estar caído.
Esse procedimento pode ser associado ao lifting facial ou ser feito a partir do uso da toxina botulínica, visando em ambas as situações o rejuvenescimento facial.
A lipo de papada consiste na remoção do excesso de gordura da região do pescoço que se acumula ao longo dos anos e é motivo de insatisfação para muitas pessoas.
Vale destacar que muitas dessas cirurgias podem ser associadas, desde que recomendado e realizado por um profissional médico de confiança.
Se você tem mais dúvidas sobre o assunto ou deseja saber qual(is) o(s) melhor(es) procedimento(s) para você, entre em contato e agende uma consulta.