Entenda quais os possíveis resultados da cicatriz do lifting facial e saiba mais sobre os benefícios desta intervenção
A preocupação com a cicatriz do lifting facial é um tema que aflige muitas pessoas que pensam ou desejam realizar este ou outros procedimento na região do rosto. E a explicação para isso é simples: a face é a primeira parte do corpo ao qual direcionamos nossos olhares no dia a dia!
O envelhecimento é um processo natural que afeta a todos nós, e uma das áreas mais visíveis desse processo é o rosto. Com o passar do tempo, a pele perde elasticidade, surgem rugas e linhas de expressão, e os tecidos faciais podem ceder.
Essas mudanças levam muitas pessoas a considerar o lifting facial como uma forma de restaurar a juventude e a vitalidade de seu rosto.
Apesar de ser um procedimento muito seguro atualmente, é bastante comum que os pacientes questionem como será o resultado da cirurgia. Confira a seguir mais alguns detalhes em relação a essa intervenção cirúrgica e à cicatriz do lifting facial.
O lifting facial, também denominado como ritidoplastia, é um procedimento cirúrgico estético que tem como objetivo principal rejuvenescer o rosto, eliminando rugas, linhas de expressão e suavizando a flacidez da pele.
Assim, o resultado central desta intervenção é justamente a melhoria do aspecto da pele na face e também no pescoço, trazendo um “ar” de jovialidade!
Existem inúmeras técnicas que podem ser empregadas para garantir o melhor resultado possível. Todas elas levam em consideração as particularidades da paciente e o seu desejo de resultado final – com enfoque também na cicatriz discreta.
Durante a cirurgia, o cirurgião plástico remove o excesso de pele, reposiciona os tecidos faciais e, em alguns casos, realiza lipoaspiração para obter um resultado mais jovem e firme.
Considerando que diversas técnicas cirúrgicas podem ser empregadas em uma mesma cirurgia, a depender do grau de correção necessário, é muito comum que a paciente permanece com edema e hematomas espalhados em toda a região do rosto
Tanto o inchaço quanto as marcas arroxeadas tendem a desaparecer após 15 dias, mas alguns podem persistir.
O uso de compressas geladas e drenagem linfática podem ser opções excelentes para os pacientes no pós-operatório da ritidoplastia, já que favorecem uma melhor recuperação.
Em relação à cicatriz do lifting facial, apesar de ser muito comum, essa preocupação não necessita de tanta atenção.
Isso porque, com o avanço da tecnologia na área da saúde, atualmente podemos observar uma grande evolução em termos de técnicas e instrumentais cirúrgicos.
Com isso, as cirurgias têm se tornado cada vez menos invasivas e mais seguras. Dessa forma, discrição em relação à cicatriz do lifting facial pode ser considerado um resultado garantido!
A cicatriz é parte natural do processo de recuperação do corpo e varia em tamanho e visibilidade de pessoa para pessoa. No caso da ritidoplastia a localização típica da cicatriz é ao redor da orelha, de modo que elas geralmente ficam bem escondidas na linha do couro cabeludo e no contorno natural da orelha.
Alguns fatores que podem influenciar no bom aspecto e discrição da cicatriz do lifting facial incluem:
Apesar da evolução das técnicas cirúrgicas, é fundamental que o paciente colabore a fim de garantir uma boa evolução no pós-operatório e permitir que a cicatriz do lifting facial seja bem cuidada.
Alguns cuidados diários que podem auxiliar nesse processo são:
Portanto, para saber mais sobre a cicatriz do lifting facial e sobre os benefícios desse procedimento, agende uma consulta com a Dra. Xênia Portella – Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte/MG.