Cirurgia plástica no inverno: conheça as melhores para serem realizadas nesse período e saiba como funciona cada uma delas
A escolha por uma cirurgia plástica no inverno é uma decisão que possui muitas vantagens, tanto pela contribuição do clima, quanto pelo tempo de recuperação dos procedimentos.
Isso porque o clima mais ameno é muito vantajoso para uma boa recuperação, além de possibilitar que as partes mais complicadas da recuperação passem antes da chegada do verão.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nesse período há um aumento de 50% na procura por cirurgias plásticas.
Assim, entender todas as vantagens de fazer uma cirurgia plástica no inverno, pode ajudar quem quer decidir o melhor momento para realizar sua cirurgia.
Entre os dois pontos já citados, o clima e o período de recuperação, tem-se diversas vantagens relacionadas.
Em relação ao clima por si só, o fato de nesse período ele estar mais ameno é favorável para a recuperação pós-operatória, pois:
Com o clima mais frio é possível manter a cinta no corpo sem muito suor e incômodo, de maneira que ela pode contribuir até para manter o corpo quente.
Esse ponto colabora para a questão da exposição solar, que afeta negativamente a cicatrização, além de favorecer o aparecimento de manchas.
Além disso, o uso de roupas mais compridas usadas nesse período do ano colabora para esconder alguns acessórios necessários, como meias compressivas, ataduras e cinta, que podem deixar algumas pessoas com vergonha de usar.
Outra vantagem da cirurgia plástica no inverno é que com as temperaturas mais frias, há uma diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, processo chamado de vasoconstrição.
Isso colabora para que o corpo retenha menos líquido, diminuindo o aspecto de inchaço que é comum após cirurgias de grande porte.
A realização de uma cirurgia plástica no inverno ou em qualquer outra época do ano exige um tempo determinado para recuperação, que varia de acordo com o procedimento realizado.
Muitos dos procedimentos estão ligados à insatisfação com o próprio corpo, que gera incômodos principalmente quando essas regiões são expostas. Por isso, muitas buscam modificar determinadas regiões.
No verão, a exposição do corpo é ainda maior, principalmente em ambientes como praias, clubes e piscinas, sendo a procura por um procedimento plástico muitas vezes ligada a essa questão.
Logo, a vantagem de fazer uma cirurgia plástica no inverno é que o período de recuperação se encerra próximo ao verão.
É claro que o cuidado com a exposição excessiva ao sol ainda é um ponto importante, mas os resultados já poderão ser percebidos nessa estação.
Não há restrições em relação à qual cirurgia plástica é mais indicada no inverno. Todas elas irão se beneficiar dos pontos citados.
É importante que sejam alinhados outros pontos, como expectativas em relação ao procedimento, período de férias, o que esperar do pós-operatório, entre outros.
Sobre os procedimentos, os mais procurados são a abdominoplastia, lipoaspiração, mamoplastia, rinoplastia e blefaroplastia.
Há ainda um incentivo para realização de procedimentos faciais nessa época do ano, como o peeling químico. Isso porque o rosto é uma das áreas mais afetadas pelo sol, já que essa parte é exposta a todo tempo.
Mesmo com a indicação do uso de protetores solares, é possível que por descuido o rosto fique desprotegido.
Por isso, realizar procedimentos faciais no inverno, como o peeling químico, é uma excelente escolha. Isso porque a menor incidência do sol colabora para redução das marcas e manchas da pele, além de potencializar os resultados.
O peeling químico consiste basicamente na promoção de uma descamação controlada da pele, o que colabora para a renovação das camadas e consequentemente melhora a textura, além de reduzir manchas e acnes na pele.
Vale destacar, entretanto, que o resultado final da cirurgia não é determinado pela estação do ano em que ele é realizado. Os fatores fundamentais para isso são: orientações corretas por parte da médica responsável e cuidados no dia a dia por parte do paciente.
A realização da cirurgia plástica no inverno colabora para amenizar alguns dos impasses da recuperação desse tipo de procedimento.
Se você tem mais dúvidas sobre esses procedimentos e sobre qual a melhor época para sua cirurgia, entre em contato e agende um horário.