Carreira de Cirurgião Plástico

cirurgiao plastico

A carreira de Cirurgião Plástico é muito linda, mas muito longa e difícil. Tentar encurtar este processo pode não levar ao tão almejado local de excelência.

Ser médico começa no Berçário. Verdade! É com o estímulo da família que se tem apreço por livros, estudo e conhecimento. Sem falar de disciplina, capacidade de se sacrificar e servir ao próximo. Essas são características fundamentais ao caráter do bom médico.

É importante entrar numa boa Faculdade de medicina, ao lado de colegas que te elevem. Depois de cursados os 6 anos de ensino curricular de medicina, entremeado com as inúmeras atividades extra curriculares, absolutamente fundamentais na formação acadêmica do estudante, vem o momento de começar os estudos da especialidade a que deseja se dedicar, ou mesmo subespecialidade.

Carreira de Cirurgião Plástico

A medicina é muitíssimo ampla e impossível de se saber a fundo, tudo ao mesmo tempo. O ideal é mesmo uma boa formação básica, com atualizações constantes nas áreas mais fundamentais, na medida do necessário, e o aprofundamento absoluto em um assunto específico. Uma junção de uma grande angular com uma lupa.

Primeiro são necessários 2 anos de residência em Cirurgia Geral e depois mais 3 anos em Cirurgia Plástica.
Após terminada a formação, se aprovado na prova de especialista pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), torna-se membro especialista. Depois de 2 anos pode se inscrever para a prova de Titular, com um trabalho científico na área. Aprovado? Torna-se Especialista-Titular pelo nosso órgão de classe.

Acabou? Claro que não! A medicina é uma ciência de verdades transitórias. Logo, muito estudo, atualização e pesquisa. Como é uma especialidade cirúrgica, o trabalho vai trazer destreza e segurança, não garantindo não ter complicações, mas te fazendo apto a conduzi-las.

Trabalhamos de sol a sol, entre cirurgias, procedimentos variados e consultório. Vamos aprendendo nesse caminho, um pouco de psicologia também. Enfim… Cirurgia plástica é uma dedicação de toda uma vida. E nem ouse tentar cortar caminho!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Xenia Portella - Doctoralia.com.br