Conheça mais sobre o Explante de silicone e quais as indicações desse procedimento
O Explante de silicone consiste na remoção da prótese de silicone. Esse é um procedimento que vem ganhando mais notoriedade nos últimos tempos e os motivos para optar por essa intervenção podem ser diversos, variando desde questões estéticas até questões de saúde.
Entender mais sobre essa cirurgia e sobre as indicações e possibilidades que o envolvem oferece mais segurança para quem precisa passar por ele.
Realizar a remoção das próteses é a indicação em diversas situações. Essas situações, por sua vez, podem ser agrupadas em dois grandes grupos: questões estéticas e questões de saúde.
As questões de saúde requerem mais atenção e algumas delas podem ser advindas de doenças relacionadas aos implantes ou da ruptura da prótese.
Já as questões estéticas podem estar relacionadas a variações de peso ou à própria vontade de voltar ao tamanho e formato original dos seios.
Esse é um evento relativamente raro, porém é um dos casos em que o Explante de silicone é obrigatório, devido aos riscos de saúde.
Entre os sinais que indicam o rompimento tem-se como os principais: dor, hematomas, deformidade na prótese e inchaço.
O ideal, entretanto, é que o rompimento seja identificado antes do aparecimento dos sintomas, a fim de evitar complicações. Por isso, a qualquer sinal de incômodo ou alterações nas regiões da prótese ou das mamas, é importante procurar auxílio médico.
A ruptura pode ser derivada de muitas causas, como traumas e o desgaste natural das próteses.
Por se tratar de um objeto estranho no organismo, em alguns casos o corpo pode não responder bem ao implante, sendo necessário o Explante de silicone.
Duas das mais conhecidas são o linfoma anaplásico de células grandes (ALCL) e a síndrome autoimune/inflamatória induzida por adjuvante (ASIA), que são associados a implantes mamários.
Outras complicações, não necessariamente relacionadas a doenças, também podem acontecer e serem indicações para o Explante de silicone.
Por isso, o ideal é escolher uma cirurgiã qualificada, que seja capaz de esclarecer suas dúvidas e de te orientar durante todo o processo de implante ou Explante de silicone.
Os padrões de beleza ainda são responsáveis pela pressão estética que leva muitas mulheres a se submeterem a procedimentos estéticos não desejados.
Ainda que a maioria dos cirurgiões sempre ressalte a importância de realizar um procedimento ou cirurgia apenas quando aquela característica de fato incomode a pessoa, nem sempre isso é efetivo. Dessa forma, algumas mulheres optam pelo Explante de silicone.
Nos dias de hoje, existem ainda movimentos de auto aceitação que visam combater esses padrões e promover o empoderamento feminino sob seu próprio corpo, o que também colabora com o aumento da procura pelo Explante de silicone.
Além disso, ao longo do tempo é comum que existam alterações no peso corporal. O aumento do peso, em especial, pode fazer com que algumas mulheres procurem pelo explante de silicone, com o objetivo de reduzir o tamanho dos seios que são afetadas pelo ganho de peso.
Há também casos em que as pacientes não se sentem confortáveis ou não se adaptam ao resultado do novo implante.
Nesses casos, o Explante de silicone também é uma opção, uma vez que o que importa é a satisfação pessoal de quem se submete ao procedimento estético.
Independente do motivo pelo qual haja o desejo do Explante de silicone, é importante destacar que o importante é o bem estar físico e emocional da paciente.
Durante o Explante de silicone pode ser retirado apenas a prótese ou a prótese e a cápsula, não sendo colocada uma nova prótese.
A incisão em geral é feita no local da cicatriz da cirurgia de colocação das próteses, a fim de minimizar efeitos no corpo.
A anestesia varia de acordo com a escolha de cada cirurgião. É comum que haja algum grau de flacidez nas mamas, após o Explante de silicone, que pode ser corrigido durante a cirurgia do explante.
As indicações em relação ao pós-operatório deverão ser feitas pelo cirurgião e podem variar de acordo com a magnitude do procedimento e com o paciente. É importante que, caso haja qualquer complicação, o serviço médico seja procurado.
Se você quer saber mais sobre esse procedimento, entre em contato e agende uma consulta.