Face

Bichectomia é o nome dado a uma técnica cirúrgica que visa definir melhor os contornos faciais. Apesar de descrita há 35 anos, ganhou notoriedade recente quando celebridades divulgaram que tinham se submetido à mesma. Trata-se da retirada de um tecido gorduroso existente entre o terço médio e inferior da face, denominado “bola de Bichat” em homenagem ao anatomista que a descreveu. Como qualquer cirurgia, muita atenção deve ser dada à indicação e expectativa de resultado.

Este procedimento visa retirar o excesso de pele e eventuais bolsas de gordura situadas na região das pálpebras superiores e/ou inferiores. Na pálpebra superior a incisão é feita no sulco natural existente. Na pálpebra inferior pode ser feita uma incisão logo abaixo da linha dos cílios para retirada de pele e bolsas, ou por dentro da conjuntiva, sem corte externo, quando só houver excesso de bolsas de gorduras (técnica chamada blefaroplastia transconjuntival). A avaliação de cada caso será feita minuciosamente no intuito de detectar outros defeitos, como esclera aparente, flacidez tarsal e ectrópio, entre outros, que devem ser corrigidos concomitantemente. Leia mais.

Também chamado de lifting cérvico-facial ou facelifting. É um procedimento cirúrgico que visa melhorar a flacidez de pele e tecidos profundos da face e pescoço, através de trações, rotações, ajustamentos e ressecções do excesso de tecido. As cicatrizes resultantes são posicionadas em áreas pouco visíveis na face e couro cabeludo, tornando-se pouco perceptíveis quando a recuperação estiver completa. Leia mais.

A cirurgia de orelhas em abano visa corrigir uma deformidade do pavilhão auricular de um lado ou de ambos, através da modelagem cirúrgica de sua cartilagem, formando as dobras naturais e reposicionando a orelha na posição anatômica desejada esteticamente. Leia mais.

Rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem a finalidade de remodelar o nariz, reduzir ou aumentar seu tamanho, estreitar as narinas, para melhorar a harmonia deste com a face e fisionomia individual. O nariz é parte importante na personalidade e traço étnico-familiar das pessoas. A técnica cirúrgica leva em consideração os anseios e as limitações de cada caso em particular. A função é fundamental e quaisquer queixas neste sentido devem ser avaliadas antes da cirurgia, e sempre que possível, corrigidas num mesmo ato cirúrgico, às vezes com a participação de um otorrinolaringologista.