Conheça as principais indicações para facelifting e saiba se você está apta ou não para realizar esse procedimento
As indicações para facelifting são diversas, assim como a procura por este procedimento. Também conhecido como lifting facial, essa é uma intervenção exclusivamente cirúrgica, mas que garante resultados significativos relacionados ao rejuvenescimento.
Sendo assim, entre as indicações para facelifting tem-se pessoas que buscam o rejuvenescimento facial, principalmente quando os sinais do envelhecimento estão associados à flacidez da pele.
Mas afinal, o que é o lifting facial e quais as indicações para facelifting? Veja algumas delas a seguir.
Como antecipado, esse é um procedimento cirúrgico que visa atenuar os sinais do envelhecimento, sendo essa uma das principais indicações para facelifting, além de devolver parte da juventude facial.
A cirurgia consiste, resumidamente, na retirada do excesso de pele da região facial, seguida do reposicionamento da pele restante. Além disso, realizando o procedimento com uma cirurgiã qualificada, a cicatriz do tende a ser discreta e em uma boa posição.
Em conjunto com essa cirurgia, outras intervenções na face podem ser a indicação. Um exemplo é a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), proporcionando um aspecto mais harmônico para o rosto.
Assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, existem as indicações para facelifting e as contraindicações.
Em relação às indicações para facelifting tem-se:
A cirurgiã responsável também deve avaliar cada paciente em relação as possíveis contraindicações. Isso porque apesar de existirem contraindicações gerais, como tabagismo ativo, comorbidade descompensada, entre outros, existem as particularidades de cada indivíduo que podem indicar ou contraindicar um procedimento eletivo.
Além disso, é possível avaliar se de fato há indicações para facelifting ou se a flacidez e o envelhecimento da pele podem ser solucionados por procedimentos menos invasivos, como o uso dos bioestimuladores (ex: Ultraformer) ou uso do botox.
Os resultados já podem ser percebidos imediatamente após o procedimento, mas são melhores ainda mais à medida que o inchaço reduz. Entre os resultados, pode-se esperar uma pele mais rejuvenescida, com os sinais do envelhecimento minimizados e um aspecto mais saudável.
Além das indicações para realizar o facelifting, é importante destacar alguns procedimentos que são frequentemente associados a essa cirurgia e que auxiliam na garantia de resultados mais duradouros.
Nesse sentido, o uso de protetor solar é um forte aliado na prevenção do envelhecimento e do aparecimento do câncer de pele. Além disso, os bioestimuladores de colágeno auxiliam na manutenção de uma pele mais saudável, com viço e com aspecto jovem.
Apesar de a realização do tratamento com os bioestimuladores não ser obrigatória, uma vez que o lifting facial oferece resultados prolongados, o envelhecimento é um processo natural e constante, que pode ser amenizado por essas intervenções estéticas.
Por fim, um estilo de vida saudável, com prática de exercícios físicos e uma boa alimentação também ajudam na saúde facial e corporal, mantendo o corpo mais jovem e colaborando para a manutenção dos resultados cirúrgicos.
A cirurgiã responsável irá orientar os cuidados pós-operatórios para cada paciente. Geralmente isso inclui o uso de analgésicos (medicamentos para dor), além de outras medicações que podem ou não ser a indicação, caso a caso.
Além disso, uma bandagem é colocada ao redor do rosto, após a cirurgia, para reduzir o inchaço e os hematomas relacionados com o procedimento. Há ainda a possibilidade de colocação de um dreno, para retirar o excesso de conteúdo líquido, como fluidos corporais e sangue, que possam acumular na região do rosto.
Além das indicações para facelifting é importante saber onde realizar esse procedimento. Afinal, como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos que podem ser amenizados por uma infraestrutura adequada e uma cirurgiã qualificada.
Graduada em uma das melhores universidades do Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Membro Titular e Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), a Dra. Xênia Portella é especialista em cirurgia plástica e possui experiência no mercado.
Por isso, se você deseja realizar algum procedimento estético, saber mais sobre as indicações para facelifting, agende uma consulta com a Dra. Xênia.