Como é bom comer um chocolate, uma massa e outras gostosuras que dão prazer ao paladar. Mas, não é sempre que podemos nos render a este hábito. Pois, a alimentação saudável e exercícios físicos promovem o bem estar do corpo, tanto por dentro como por fora. Mas, a dedicação aos treinos aliados a uma dieta equilibrada, nem sempre garantirá um corpo definido e escultural. Por isso, muitas pessoas acabam recorrendo à ajuda das cirurgias plásticas. Existem duas indicadas para a remoção das gorduras localizadas: a lipoaspiração e a lipoescultura.
Mas, qual a diferença entre as duas cirurgias? Neste texto iremos esclarecer as principais diferença entre elas.
É muito importante entender que, ambas as cirurgias não são indicadas para o processo de emagrecimento. Elas são realizadas pelo cirurgião plástico e promovem a modelagem do corpo. Como nenhuma dessas intervenções retira os excessos de pele que ficam com a remoção da gordura localizada, são indicadas para pessoas mais jovens que apresentam a pele mais elástica e com maior capacidade de retração.
Lipoaspiração
A cirurgia de lipoaspiração consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada. A lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. Geralmente é retirado, no máximo, 5% do peso do corporal.
Partes do corpo que podem ser lipoaspiradas: a lipoaspiração pode ser feita em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada, como por exemplo, abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços e submento (papada).
Lipoescultura
A lipoescultura envolve a combinação das técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia. A lipoenxertia usa a gordura em excesso removida de alguma outra região do corpo através da lipoaspiração da própria paciente para “esculpir” o corpo, de modo a preencher, aumentar e modelar as estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo.
Partes do corpo que podem ser submetidas à lipoescultura: em qualquer parte do corpo se pode enxertar a gordura, as áreas de maior procura por aplicação de gordura são glúteos, face, mãos e mamas.
Os benefícios da Lipoescultura são:
Os benefícios da lipoaspiração são:
Os cuidados e tempo de recuperação são semelhantes tanto para a lipoaspiração, quanto para a lipoescultura. O paciente não poderá fazer esforços físicos nos primeiros 30 dias e geralmente pode retornar suas atividades normais após 60 dias. Também estão inclusos no pós-operatório a utilização de cinta de compressão, para evitar a retenção de líquido e ajudar a modelar a região, e atenção à manutenção do seu peso, pois o ganho de quilos poderá comprometer os resultados de qualquer uma das cirurgias plásticas. A realização de drenagem linfática poderá ser solicitada para auxiliar na cicatrização e recuperação geral.
Para ajudar avaliar a necessidade de realizar a lipoescultura ou lipoaspiração, o seu objetivo deve ser levado em consideração. O médico cirurgião plástico também pode te ajudar. Se o objetivo for somente se livrar da gordura localizada, então a lipoaspiração é a intervenção mais indicada. Já no caso do paciente também quiser aumentar ou esculpir determinada região, o mais recomendado é fazer a lipoescultura. Como a gordura foi retirada do próprio paciente, as chances de ter rejeição são bem menores.