Lipoaspiração e os procedimentos que podem ser realizados juntos: você sabe quais são? Essa é uma questão que tem gerado dúvida em muitos pacientes atualmente. Isso tem acontecido devido aos benefícios que tem se observado ao associar mais de um procedimento, principalmente se for no mesmo momento cirúrgico.
Nesse sentido, é possível que, em uma única internação, seja realizada mais de uma cirurgia. Dessa forma, o preparo pré-operatório, o desgaste da internação, além do nervosismo pela operação, ocorrem uma única vez.
No entanto, para que isso aconteça, deve haver uma boa avaliação médica das condições do paciente e da necessidade de realizar, de fato, outros procedimentos juntos com a lipoaspiração.
Vale lembrar também que uma outra questão a ser observada é: apesar de haver um único pós-operatório quando mais de uma operação é feita, pode acontecer de ser um período com maiores restrições, visto que a recuperação deverá levar em conta todos os procedimentos realizados.
Mas, antes de conhecer mais sobre a lipoaspiração e os procedimentos que podem ser realizados juntos, você sabe como é a lipo e em quais locais do corpo ela pode ser feita? Confira a seguir essas informações.
A cirurgia de fato acontece por meio de pequenas incisões ao longo da região tratada, pelas quais são inseridas cânulas. A partir disso, a médica cirurgiã irá realizar movimentos de vai e vem com a cânula, a fim de soltar a gordura local e fazer a sucção adequada.
Devido ao processo em si, é importante que a médica ou o médico escolhido tenha uma boa formação, capacitação e experiência, evitando assim que haja comprometimento de estruturas próximas ao local tratado.
A lipoaspiração pode ser realizada na região abdominal, como é bem conhecida, mas não somente nesse local. Outras áreas do corpo que podem ser tratadas com esse método são coxas, costas, braços, pescoço, flancos, entre outras.
Outra questão importante é saber quando a lipoaspiração (e outros procedimentos) são mais indicados.
É importante ressaltar que essa cirurgia é puramente estética, ou seja, deve ser realizada apenas se o paciente realmente desejar e tiver conhecimento sobre as indicações, as contraindicações, o preparo e o cuidado que deverá ter antes e depois do procedimento.
Nesse sentido, para aqueles que se interessam pela lipoaspiração e os procedimentos que podem ser realizados juntos ou separados, as principais indicações são:
É importante ter em mente essas questões, a fim de criar expectativas reais em relação a lipoaspiração, principalmente tendo em vista que ela não é indicada para a perda de peso e sim para reduzir o depósito de gorduras localizadas.
Por fim, saber quais procedimentos podem ser realizados juntos com uma lipoaspiração é fundamental para entender como tornar seu momento cirúrgico mais eficaz. Confira a seguir os principais procedimentos que são realizados juntos.
A cirurgia de abdominoplastia é comumente realizada junto com a lipo, visto que nessa operação é retirado o excesso de pele abdominal e, em alguns casos, os músculos abdominais também são puxados e costurados mais próximos, a fim de reduzir a flacidez local.
Dessa forma, essa é uma boa opção para quem deseja retirar as gordurinhas localizadas, mas já não possui uma pele com boa elasticidade. Associar a lipoaspiração e os procedimentos que podem ser realizados juntos, como a abdominoplastia, pode ser uma boa solução.
Quando falamos sobre lipoaspiração e os procedimentos que podem ser realizados juntos, não podemos deixar de cita a mamoplastia redutora. Nesse caso, a redução das mamas pode ser associada com uma redução da gordura em volta do local também, se houver necessidade e desejo pela paciente.
Outro tipo de mamoplastia que pode ser realizada com a lipo é a mastopexia, que por sua vez visa levantar as mamas que são pendulares, ou seja, os seios “caídos”.
O enxerto de gordura está entre as principais possibilidades para quem deseja fazer a lipoaspiração e os procedimentos que podem ser realizados juntos , sendo que a associação entre esses métodos é chamada também de lipoescultura.
Nesse caso, a gordura retirada de uma região do corpo, como o abdome, é inserida em outro local, como os glúteos. A decisão da necessidade e do local de aplicação deverá ser tomada pela médica cirurgiã juntamente com a paciente.
Além desses casos citados, a lipoaspiração também pode ser indicada juntamente com procedimentos na face ou após outros procedimentos, como a cirurgia bariátrica.
Para saber a indicação adequada para o seu caso, agende um atendimento com a Dra. Xênia e tire suas dúvidas sobre a lipoaspiração e os procedimentos que podem ser realizados juntos.