Conheça os limites da lipoaspiração que são mais importantes e saiba quais resultados você pode esperar desse procedimento
Ao escolher fazer um tratamento, seja ele cirúrgico ou não, é importante saber o que de fato o procedimento oferece. No caso da lipoaspiração, saber os limites dessa cirurgia é fundamental para criar expectativas reais e, além disso, fazer um procedimento seguro.
Conheça a seguir quais são os principais fatores conhecidos como os limites da lipoaspiração.
Apesar da lipo ser um procedimento que visa a retirada de gordura corporal, essa não é uma técnica indicada para tratar a obesidade. Existem diversos motivos para isso.
O primeiro deles é que a lipoaspiração é um procedimento realizado localmente, ou seja, atua na retirada de gordura de uma região específica, como o abdômen ou as coxas.
Além disso, existe um limite do que pode ser retirado de tecido gorduroso em uma cirurgia plástica de lipoaspiração. Isso é feito levando em consideração a técnica escolhida: lipo úmida (quando há infiltração de solução de lidocaína e adrenalina) ou lipo seca (quando não há infiltração).
Nesse sentido, o Conselho Federal de Medicina determinou em uma resolução que os volumes aspirados na lipo não devem ultrapassar:
O órgão recomenda ainda que, independente da técnica, a área total aspirada não deve ultrapassar 40% da área corporal total.
Assim, não é possível emagrecer de fato apenas com a lipo, devido ao limite de retirada de tecido adiposo.
Ademais, pode haver ainda riscos aumentados para obesos com IMC acima de 30kg/m². Isso porque essa parcela da população, em geral, possui maior dificuldade de cicatrização e índices aumentados de trombose venosa profunda, infecções e apneia do sono.
A flacidez, por sua vez, também está entre os limites de atuação da lipoaspiração.
Quando há excesso de pele ou perda da elasticidade desse órgão, aparece então a flacidez. A principal forma de corrigir esse quadro é, geralmente, por meio de cirurgias como a abdominoplastia ou a dermolipectomia.
No entanto, como são procedimentos maiores e mais invasivos, o paciente em alguns casos não deseja realizá-los, procurando então algo que seja, em teoria, mais tranquilo.
Nessas situações, uma das buscas é pela lipoaspiração. Porém, justamente um dos limites da lipo é o tratamento de flacidez.
A depender da quantidade de pele e da elasticidade dela, pode ser que com a lipo haja a retração da pele excessiva e que o quadro se resolva. Entretanto, não é possível prever quais pessoas terão essa reação positiva ou não. Dessa forma, a lipo não é uma indicação formal para tratar flacidez.
Assim como é importante conhecer os limites da lipoaspiração para entender melhor o que pode ser esperado do procedimento, também é fundamental saber quais os limites que são impostos para a sua segurança.
Como qualquer cirurgia ou procedimento invasivo, a lipo tem riscos associados, tanto durante o procedimento, quanto no período de recuperação.
No entanto, alguns fatores atuam reduzindo os riscos de intercorrências e um deles é justamente o limite de quantidade de volume que pode ser aspirado. Isso porque não é apenas a gordura que passa pela aspiração: no procedimento, uma quantidade importante de sangue também é aspirada. Por isso a importância de limitar o valor máximo permitido.
Além disso, outro fator que está entre os limites da lipoaspiração é a obrigatoriedade do médico cirurgião respeitar as determinações dos órgãos de controle e regulação de medicina.
Para evitar intercorrências relacionadas a isso, procure sempre uma cirurgiã ou cirurgião com boa formação acadêmica e ética, além da experiência na área.
É fundamental ressaltar essa questão, visto que muitos profissionais (ou falsos profissionais) prometem milagres em alguns procedimentos e acabam colocando a vida do paciente em risco.
Tenha sempre cuidado na escolha da médica ou médico que será responsável pelo seu tratamento.
Na região de Belo Horizonte, você pode agendar um atendimento com a Cirurgiã Plástica, Dra. Xênia Portella, especialista no assunto que também atende em Portugal. Entre em contato e saiba mais sobre os limites da lipoaspiração.