. Isso eprmiteEntenda como a campanha do Outubro Rosa é essencial para fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce desse câncer
O mês de outubro é marcado pela comemoração do Outubro Rosa, uma campanha internacional que tem como temática central discutir o câncer de mama.
Nesse período do ano, acontecem muitas mobilizações da população e também dos profissionais da saúde com o objetivo de informar e conscientizar sobre a importância desse assunto.
Veja a seguir algumas informações sobre o Outubro Rosa e conheça mais detalhes sobre o câncer de mama no Brasil e no mundo.
O Outubro Rosa é uma campanha que tem ganhado cada vez mais notoriedade entre a população geral, além da comunidade médica. Esse mês é marcado por ações e projetos nacionais e internacionais que visam promover a prevenção e o diagnóstico precoce de um dos principais cânceres: o câncer de mama.
Celebrado desde a década de 90, a campanha tem como objetivo central conscientizar e trazer informações relevantes e confiáveis sobre o câncer de mama. Além disso, recentemente, foi incorporado ao Outubro Rosa o tema do câncer de colo de útero, que também tem uma grande relevância na saúde integral da mulher.
Ou seja, para além de informar e trazer atualizações sobre esses temas muito importantes para a saúde pública, o 10º mês do ano tem um impacto enorme na redução da mortalidade pelo câncer mamário e de colo uterino ao longo dos anos.
Quando o assunto é Saúde da Mulher, o câncer de mama é um dos principais assuntos que merecem e devem ser abordados, afinal, trata-se de uma condição que pode ser prevenida e até mesmo diagnosticada precocemente – o que impacta significativamente no prognóstico da paciente.
Atualmente, esse câncer é o que mais acomete mulheres, sejam elas de países desenvolvidos ou em desenvolvimento – reforçando a importância do Outubro Rosa.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), “cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres”.
Além de ser muito comum entre a população feminina, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar em mortalidade por cânceres em mulheres no Brasil, sendo as regiões Sul e Sudeste as que apresentam maiores taxas de mortalidade no país
Vale ressaltar ainda que não são apenas as mulheres que podem ser acometidas por essa condição. Apesar de ser menos comum, os homens também podem desenvolver esses cânceres ao longo da vida, sendo importante fazer a prevenção, além do diagnóstico e tratamento precoce.
Um dos grandes objetivos da campanha Outubro Rosa é informar quanto às apresentações clínicas desses cânceres. Nesse sentido, os principais sinais e sintomas que levam a uma suspeição dessa doença são:
Para que essa condição seja detectada de maneira correta, um médico experiente deve fazer a avaliação da paciente. Assim, é possível identificar sinais e sintomas característicos.
Um dos “carros-chefes” do Outubro Rosa é justamente a prevenção e diagnóstico dos cânceres de mama. Por isso, não poderíamos deixar de abordar esse assunto!
A prevenção dessa doença consiste na avaliação periódica das mamas por um médico ou profissional de saúde capacitado. Através do exame físico das mamas – inspeção e palpação dos seios – é possível identificar alterações ou anormalidades que indicam a presença de um tumor.
O exame clínico – realizado em ambulatório, centro ou posto de saúde – deve ser feito anualmente nas mulheres acima de 40 anos. Mas antes disso, recomenda-se passar por uma avaliação pelo menos a cada 2 anos.
Além disso, a mamografia tem um papel central na avaliação das pacientes. Recomenda-se a mamografia para prevenção a cada 2 anos para todas as mulheres entre 50 e 69 anos.
Atualmente, o autoexame das mamas não é mais indicado, já que, se realizado incorretamente, não possui sensibilidade adequada para a identificação de alterações, o que pode contribuir para o atraso do diagnóstico.
Se você encontra-se nessas faixas etárias, não deixe de consultar uma ginecologista ou outro médico de confiança a fim de realizar o rastreio e o diagnóstico precoce.
Valorize a sua saúde! No Outubro Rosa, não deixe de informar-se sobre essas doenças e priorize a avaliação periódica em saúde.