Consiste na remoção da epiderme e derme superficial através de um processo abrasivo, manualmente controlado, resultando em suavização de irregularidades de contorno e pigmentação superficial. A dermoabrasão é um procedimento cirúrgico no qual o médico cirurgião literalmente lixa a pele com um instrumento abrasivo rotatório ou lixas d’água, aplainando a superfície e imperfeições da pele. As principais Indicações são para remoção de tatuagens, rugas, cicatrizes de acne e traumáticas.
Um de seus usos mais frequentes é no tratamento de cicatrizes de acne. Também é utilizado para correção de bordas elevadas em cicatrizes cirúrgicas e para tratamento de manchas solares (microdermoabrasão). A dermoabrasão também é indicada no tratamento de estrias.
É bastante importante que o tratamento seja feito por um cirurgião plástico ou dermatologista qualificados e que tenham experiência com o procedimento. Afinal, a dermoabrasão geralmente envolve a parte mais visível de seu corpo: o rosto.
Em sua primeira consulta, discuta suas expectativas com o cirurgião, e não hesite em fazer perguntas ou expressar quaisquer preocupações que possam existir. O cirurgião deve ser igualmente franco com você, explicando os fatores que podem influenciar no procedimento (idade, condição da pele e cirurgias plásticas prévias) e nos resultados. O cirurgião irá discutir seu histórico médico, solicitar exames de rotina e fotografar seu rosto. O profissional deve explicar, também, o procedimento em detalhes, juntamente com os riscos e os benefícios, o período de recuperação e os custos. Seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, incluindo orientações sobre comer e beber, e a suspensão da aspirina e de demais medicamentos que afetam a coagulação do sangue. Serão dadas, também, orientações especiais sobre o cuidado e o tratamento da sua pele antes da cirurgia. Se você fuma, provavelmente, será solicitado que pare de fumar por uma semana, ou duas, antes e após a cirurgia, pois o cigarro diminui a circulação de sangue na pele e impede a cicatrização
Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe à cirurgia e que lhe ajude em casa se necessário.
Logo após o procedimento, a pele fica bastante vermelha e inchada, assim, comer e falar pode ser difícil. Provavelmente, você sentirá um pouco de formigamento, queimação ou dor, que podem ser controlados com medicamentos prescritos pelo cirurgião. O inchaço começará a diminuir dentro de alguns dias a uma semana.
Se você se lembrar dos arranhões que teve quando criança, terá uma idéia do que esperar deste tipo de cirurgia. Uma crosta irá se formar sobre a área tratada durante o processo de cicatrização. A crosta irá cair à medida que uma nova camada de pele é formada. O rosto pode coçar à medida que nova pele se forma. O cirurgião pode recomendar uma pomada para aliviar o desconforto e lhe dará orientações detalhadas sobre como cuidar de sua pele após a cirurgia. Para os homens, cuidados especiais incluem postergar o barbear e usar um barbeador elétrico ao fazer a barba, pela primeira vez, após a cirurgia. É muito importante que você compreenda e siga as orientações dadas pelo médico.
Se você observar que a área tratada tende a piorar e, não, a melhorar (se torna cada vez mais vermelha, e com coceira após o início da cicatrização), pode ser um sinal de que cicatrizes anormais estão começando a se formar. Entre em contato com o cirurgião o mais rapidamente possível, de modo que procedimentos adequados sejam realizados.
Os procedimentos estéticos são sempre de acordo com a sua necessidade. Para isso a PLENNA ESTÉTICA AVANÇADA conta com PROFISSIONAIS CAPACITADOS e modernos aparelhos. Conheça nossa equipe!