Tem dúvidas quanto ao processo de recuperação da blefaroplastia? Então esse post é para você!
Dentro do universo dos procedimentos estéticos, uma cirurgia que tem ganhado cada vez mais força é a blefaroplastia. A blefaroplastia é uma intervenção cirúrgica que envolve a modificação estética das pálpebras superiores e/ou inferiores.
Nesse sentido, podemos definir esse procedimento como uma cirurgia das pálpebras. Ela pode ser realizada para diferentes fins, como para melhoria da aparência estética dos olhos, ou para correção de alguns problemas funcionais nas pálpebras, problemas esses que podem interferir na visão.
Assim, blefaroplastia pode ser divida entre superior e inferior, de acordo com a pálpebra em que é realizada a cirurgia. Uma das principais dúvidas em relação à cirurgia é quanto à recuperação da blefaroplastia. Nesse post, iremos dissertar sobre essa dúvida tão comum.
O esperado é que a recuperação da blefaroplastia dure até 30 dias. Porém, é sempre bom ressaltar que esse período pode variar para mais ou para menos. A completa cicatrização, no entanto, pode chegar até 12 meses, no qual a linha cicatricial torna-se praticamente imperceptível na pálpebra.
Ao decorrer da recuperação da blefaroplastia, com o devido acompanhamento médico, o paciente já consegue voltar às suas atividades cotidianas, sem necessário esperar pelo processo completo. Por exemplo, é preciso esperar apenas 15 dias para voltar a dirigir.
É importante ressaltar que exercícios de maior intensidade podem comprometer a recuperação da blefaroplastia e, por isso, só podem ser realizados a partir do segundo mês.
Além disso, em relação ao uso de cosméticos, é preciso esperar 30 dias depois do procedimento. Importante ressaltar que mesmo passado o prazo, sempre deve-se receber permissão do cirurgião plástico. Vale lembrar também que o uso de protetor solar é imprescindível, pois só assim a cicatriz terá seu melhor resultado após a total recuperação da blefaroplastia.
Além da proteção solar, a higiene adequada da incisão também é necessária para melhores resultados. O paciente deve seguir todos os cuidados recomendados pelo profissional.
Após o procedimento cirúrgico, o paciente deve seguir fielmente as orientações do cirurgião para uma boa recuperação da blefaroplastia. A região das pálpebras é muito sensível e, por isso, é possível o aparecimento de hematomas e inchaços. Nesses casos, é permitido utilizar compressas geladas para diminuir o problema.
Além disso, é possível que o paciente em sua recuperação da blefaroplastia apresente outros sintomas, como: irritação nos olhos, redução da lubrificação ocular, além de desconforto nas pálpebras.
Caso apresente algum desses sintomas, o especialista responsável pode indicar medicamentos e pomadas para suavizar o desconforto. Normalmente, esses sintomas são presentes apenas na primeira semana de pós-operatório.
Existem diversas regras a serem seguidas no pós operatório do procedimento para garantir os melhores resultados.
Essas são algumas das principais recomendações para uma boa recuperação da blefaroplastia. Porém, cada indivíduo possui demandas diferentes e, por isso, a totalidade das informações só será repassada pelo seu cirurgião.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o procedimento e/ou quer marcar uma avaliação, marque já uma consulta com a Dra Xênia por um dos nossos canais de atendimento.
A Dra. Xênia é especialista em diversos procedimentos estéticos, inclusive será a melhor para te informar todos os detalhes da recuperação da blefaroplastia.
Não perca tempo e agende já a sua avaliação! Entenda melhor sobre o procedimento e corrija esse problema que causa incômodos tanto estéticos quanto funcionais.