Blefaroplastia: cirurgia da pálpebra

Blefaroplastia: remoção de excesso de pele e bolsas de gordura da área palpebralCirurgia plástica das pálpebras ou Blefaroplastia.

Blefaroplastia: remoção de excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras

A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta. O procedimento pode, em certos casos, melhorar o aspecto funcional, além do estético. Segundo o último censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), publicado em 2016, a retirada de bolsas e pele na região da pálpebra é o procedimento no rosto mais procurado nos consultórios médicos, inclusive por homens, que tendem a acumular mais gordura nessa área do que as mulheres.

Indicações para Blefaroplastia

• Pele frouxa ou flácida, que cria dobras, pesa, diminui o campo visual, às vezes prejudicando a visão, e sempre comprometendo esteticamente a região dos olhos e da face como um todo
• Bolsas gordurosas ao redor dos olhos
• Queda do contorno palpebral inferior, levando a aparência de olhar caído. Algumas vezes o fechamento dos olhos fica comprometido, piorando a sensação de olho seco e podendo levar a ulcerações e outras alterações locais.

Resultados e pós-operatório

O resultado final da cirurgia da pálpebra aparecerá em 1 ano, mas dentro de algumas semanas, já se pode ver a melhoria alcançada. Pode levar até um ano para as linhas de incisão desaparecerem totalmente. O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Nos três primeiros dias do pós-operatório, é normal ocorrer maior “inchaço” e equimoses (manchas roxas) das pálpebras. Existem aqueles (as) que já no quarto ou quinto dia apresentam um aspecto bastante natural. Outros atingem esse resultado após o oitavo dia, atingindo boa parte do resultado almejado com cerca de 1 mês. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase. A utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema e está fortemente indicada nos dois primeiros dias.

Conheça mais sobre o procedimento, confira o vídeo abaixo:

É importante frisar que a cirurgia das pálpebras não proporciona rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Para chegar a esse objetivo, implica em outras condutas associadas à Blefaroplastia. Os “pés de galinha”, mesmo que devidamente operados, nunca desaparecerão, ficando ainda o estigma, devido à ação do músculo orbicular e à perda da elasticidade da pele remanescente. Nestes casos, os preenchimentos dérmicos injetáveis, associados ao uso da toxina botulínica, podem ser a solução. O seu médico poderá indicar o procedimento ideal para você.

Então, lembre-se! O sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico dependem de sua sinceridade durante a consulta. Tente passar uma noção exata de suas queixas e expectativas. Você será questionado sobre sua saúde e estilo de vida. São dados importantes para se alcançar um resultado satisfatório!

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Membro da Comissão Científica da SBCP/MG, a Dra. Xênia Portella pode avaliar as melhores opções para o seu caso. Agende um horário através do telefone: (31) 2510-6611 ou pelo Whatsapp: (31) 9 9923-6611 para uma consulta presencial.

Leia mais
Fios de sustentação: efeito natural sem cirurgia
Preenchimento cutâneo | Dê um Up na Selfie!
Tratamentos para rejuvenescimento e harmonização facial
Toxina Botulínica: redução e prevenção de rugas

Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Xenia Portella - Doctoralia.com.br