Conheça algumas técnicas de plástica que são indicadas para ex obeso, ou seja, que podem ajudar na autoestima após o processo de emagrecimento
A perda de peso expressiva pode gerar diversas alterações no corpo que, em alguns casos, acabam gerando muito incômodo ao indivíduo.
Isso porque no ganho de peso, a pele vai se modificando de acordo com as formas do corpo e, para isso, ela tem que se esticar. No entanto, ao emagrecer, a pele não consegue acompanhar o formato do corpo e “reduzir” de tamanho.
O resultado disso é o excesso de pele em diversas regiões do corpo, como: rosto, pescoço, braços, coxas, glúteos e na parte inferior da barriga.
A plástica para ex obeso costuma entrar nessas situações, ou seja, são diversas técnicas utilizadas com um objetivo em comum: retirar o excesso de pele que ficou após o emagrecimento e melhorar a autoestima e a qualidade de vida do paciente.
Como citado, são muitas as técnicas de plástica para ex obeso, ou seja, para quem está dentro do peso mas deseja fazer modificações pontuais no próprio corpo.
Vale lembrar que todo procedimento cirúrgico tem riscos inerentes a eles e podem ter complicações no pós-operatório. Para reduzir as chances de algo dar errado, é essencial procurar um profissional capacitado e estar em um ambiente seguro, no qual haja recursos para te atender em qualquer imprevisto.
Além disso, o tipo de incisão das cirurgias vai depender de cada paciente, assim como a forma que a cicatriz irá ficar. Conversar com a médica responsável antes do procedimento é fundamental para esclarecer esses fatores e criar expectativas reais sobre os tratamentos estéticos.
Confira a seguir quais tratamentos podem ajudar nesse processo.
Ver essa foto no Instagram
Apesar de ser um termo que parece tratar-se de um procedimento complexo, o body lifting pode ser resumido como um procedimento que atua em toda a região inferior do corpo: nádegas, coxas, quadris, abdômen e cintura.
Nessa cirurgia, que pode ser feita em um único momento ou dividida em mais de um procedimento, o objetivo principal é aprimorar o contorno corporal, retirando o excesso de pele que ficou após a perda de peso.
Além disso, cada procedimento desse pode ser feito individualmente, como é o caso da abdominoplastia, que frequentemente é escolhida sozinha. Essa decisão depende da necessidade e da vontade de cada paciente.
A mastopexia, por sua vez, é uma plástica frequente quando o paciente é ex obeso, visto que essa cirurgia tem o objetivo de elevar as mamas, retirando o excesso de pele e sustentando o seio.
Associada a mastopexia, a paciente pode também colocar uma prótese de silicone, se desejar aumentar o volume dos seios.
No processo de emagrecimento, todo o corpo perde gordura, inclusive os braços e as pernas. Assim, duas regiões que costumam ficar com excesso de pele e flacidez são as regiões internas dos braços e das coxas.
O lifting desses locais age com o objetivo de retirar essa pele e melhorar o contorno. Assim, é comum que a cirurgia seja feita entre a axila e o cotovelo, quando o assunto são os braços.
O lifting facial é um tipo de plástica para ex obeso que atua muito sobre a autoestima do paciente, afinal, atua no rosto, uma região muito vista e, por isso, é fundamental que o indivíduo se sinta bem com ela.
Nesta cirurgia são retirados os excessos de pele tanto do rosto, quanto do pescoço, na região da papada. É fundamental que ela seja feita com uma cirurgiã plástica competente, afinal, é um local muito exposto e, entre outras coisas, deve-se ter cuidado para que a cicatriz seja minimamente vista, dentro do possível.
De forma geral, os procedimentos cirúrgicos relacionados a cirurgia plástica devem sempre ser realizados com um especialista.
Isso porque é a cirurgiã plástica que saberá indicar o melhor procedimento e executá-lo com a técnica adequada. No caso dos tipos de plástica para ex obeso, isso não é diferente.
Se você deseja saber mais sobre as técnicas e tratamentos para quem perdeu muito peso, agende uma consulta com a Dra. Xênia Portella, cirurgiã plástica especialista na área.