Rinomodelação: harmonização do nariz sem cirurgia

Rinomodelação
A Rinomodelação, também chamada de Bioplastia Nasal, é um procedimento minimamente invasivo que harmoniza a estética do nariz. Trata-se de pequenas alterações nasais, sem cortes ou fraturas ósseas. É indicado para mudanças sutis, como melhorar a definição da ponta nasal, regularizar possíveis contornos desgraciosos de cartilagens ou ossos no dorso, ou corrigir pequenos defeitos no pós operatório de rinoplastia. Em suma, o método melhora o aspecto da pirâmide nasal e permite esculpir o nariz de forma equilibrada.

É um procedimento não cirúrgico, de recuperação rápida e resultados imediatos. O tratamento modela o nariz com aplicações de ácido hialurônico, que é uma substância naturalmente presente no organismo humano. Na forma sintética, é usado de forma injetável, para definição do contorno de face, lábios (contorno e volume), sulcos naso-labiais, sulco naso-jugal (olheiras), rugas faciais, e para repor volume em face, mãos e algumas regiões corporais.

Em geral, o procedimento dura cerca de 20 a 30 minutos. O método é bastante seguro se realizado por profissional bem treinado, praticamente indolor e cursa comum tempo curto de inchaço. Em alguns casos, pode haver equimose no local, que desaparece após alguns dias.

Porém, trata-se é uma alternativa temporária, uma vez que a solução injetada é absorvida pelo corpo após o período de 18 a 24 meses. Portanto, é necessário manutenção de acordo com as recomendações médicas. Vale ressaltar que a rinomodelação não é uma cirurgia, portanto não substitui a rinoplastia. Em alguns casos específicos, pode ser indicada a intervenção cirúrgica. E muita atenção a promessas milagrosas. O resultado é interessante, mas restrito, e o procedimento apresenta riscos sim, principalmente se realizado por profissional não devidamente habilitado para atuar nesta área.

Pode ser feito a partir da adolescência, desde que haja consentimento por escrito dos responsáveis pel@ paciente. Para os que não encaram uma cirurgia, ou não são candidatos a ela, devido a comprometimentos sistêmicos, a rinomodelação pode ser uma opção para os problemas nasais. Apesar de minimamente invasivo, para realizar este procedimento, é necessário fazer uma avaliação.

A Dra. Xênia Portella é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Agende uma consulta através do telefone: (31) 2510-6611 ou pelo Whatsapp: (31) 9 9923-6611 para mais esclarecimentos e/ou avaliação do seu caso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Xenia Portella - Doctoralia.com.br