A cirurgia de Lipoenxertia é uma operação de enxerto de gordura, que é retirada da paciente, e então, novamente injetada em um local de escolha que precisa ser tratado. Ou seja, é o remanejamento da gordura corporal.
Sobretudo, para realizar esta técnica é necessário retirar gordura de outras regiões do corpo onde ela se encontra em excesso, como por exemplo:
Contudo, o procedimento de lipoenxertia consiste em alguns passos básicos, sendo primeiramente a gordura da paciente, retirada por meio de uma lipoaspiração.
Essa gordura retirada do corpo é filtrada e tratada para ser reinjetada em diversos locais do corpo, conforme necessidade da paciente e indicação do cirurgião plástico.
No entanto, essa gordura retirada é conhecida como “gordura viva”, ou seja, uma gordura que pode aumentar com processos de ganho de peso da paciente.
Os preenchimentos com a gordura do próprio são indicados para:
1 – Qual o tipo de anestesia utilizada no procedimento?
O tipo de anestesia é indicado de acordo com o caso de cada paciente. No geral, o procedimento é feito sob anestesia peridural com sedação, não causando dor ou desconforto. Mas, dependendo da extensão da cirurgia é utilizada a anestesia geral.
2 – Quanto tempo dura o resultado?
Depois que o inchaço é absorvido é possível avaliar o volume de células de gordura que conseguiu fixar-se na região. Com as novas técnicas e instrumentos tem-se observado uma alta taxa de integração do enxerto. Este resultado pode então ser considerado permanente ou de longa duração.
3 – Com qual idade é possível realizar este procedimento?
A lipoenxertia é indicada para pacientes na fase adulta.
4 – A lipoenxertia pode ser realizada em consultório?
Não. Por medidas de segurança, o procedimento precisa ser realizado em bloco cirúrgico.
5 – É indicado realizar sessões de drenagem linfática na área enxertada?
Não. Na área da enxertia não deve ser feita a drenagem linfática nem aplicação de ultrassom. Pois, estes procedimentos podem prejudicar o resultado.
Toda e qualquer cirurgia deve ser precedida de alguns detalhes. Esses detalhes consistem principalmente na:
É fundamental que o paciente informe o médico sobre qualquer tipo de infecção nos dias que precedem ao procedimento, pois de acordo com os sintomas apresentados, o médico poderá adiar o dia da cirurgia.
Nos primeiros dias do pós-operatório de lipoenxertia a paciente terá que conviver com o inchaço, manchas de acúmulo de sangue e dor em algumas áreas. Em geral, estas características vão passar depois de 20 dias.
Veja os principais cuidados para você seguir durante no pós-operatório: