Tecnicamente conhecida como Ritidoplastia, o Lift Facial, Facelift ou a Cirurgia da Face é um procedimento cirúrgico que visa melhorar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço tais como:
Flacidez no terço médio da face;
Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores;
Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca;
Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada;
Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada;
Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.
Procedimentos de rejuvenescimento, tipicamente executados juntamente ao Lifting Facial, são o Lifting de testa, para corrigir a flacidez ou testa franzida, cirurgia de pálpebras, para rejuvenescer os olhos e a lipoenxertia de gordura, para melhorar o contorno da face.
Sendo uma cirurgia reparadora, o Lift Facial ou Facelift não muda sua aparência e não para o processo de envelhecimento.
O Facelift só pode ser realizado cirurgicamente. Tratamentos não cirúrgicos de rejuvenescimento não proporcionam os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o momento em que o Facelift torna-se adequado, além de complementar os resultados da cirurgia.
A cirurgia da face é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
Como é realizado o Lifting Facial ou Ritidoplastia?
A técnica cirúrgica a ser realizada depende dos sinais de envelhecimento do paciente, além das características psicológicas e do método que o cirurgião plástico entender que é mais adequado para a resolução do caso em particular do paciente.
Na maioria dos casos a incisão começa na linha de implantação de cabelo, a nível das têmporas, estendendo-se para baixo em frente a orelha, continua ao redor do ouvido e depois prolonga-se para trás da orelha, terminando no couro cabeludo.
Tipos de Lift
Minilifting
Este é um termo utilizado para a cirurgia de face que está associada a cicatrizes menores que as clássicas. Na verdade, essa cirurgia é a mesma que o lifting Facial, porém com um termo novo que promete menor descolamento com menores cicatrizes.
Lifting temporal
Essa cirurgia é designada para o levantamento da região temporal, resultando num melhor posicionamento do supercílio, tornando o olhar mais jovial e descansado. Basicamente, ele levanta a região da cauda da sobrancelha.
Lifting frontal
Nesse tipo de cirurgia são tratadas as rugas estabelecidas na região da testa, bem como a musculatura que “gerou” essas rugas, que na maioria das vezes é causada pela movimentação muscular da região. Através de incisões pequenas no couro cabeludo, a região frontal (testa) é descolada, são enfraquecidos os músculos que proporcionam as rugas, e as sobrancelhas reposicionadas.
Lifting cervicofacial
É a cirurgia que trata a face e o pescoço. Esse procedimento devolverá os tecidos para sua posição original e tornará a silhueta mais jovial, uma vez que tratará a flacidez e excesso de pele da face e pescoço, bem como tratará a musculatura abaixo dessa pele.
Lifting endoscópico
O lifting endoscópio é a cirurgia de face realizada com o auxílio de um sistema óptico que permite a realização de menores incisões, porém sem limitar a extensão do descolamento. Ainda caracteriza-se por uma cirurgia que é possível preservar estruturas nobres, uma vez que está sendo toda feita sob visualização direta, o que não ocorre nas outras modalidades cirúrgicas. Os resultados são os mesmos da Ritidoplastia clássica, porém com menor trauma cirúrgico e cicatrizes mais discretas.
Condições para a Cirurgia da Face
O lifting facial pode ser uma boa opção se você:
estiver fisicamente saudável;
não fuma;
tem atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico.
Preparação para a cirurgia de Lifting Facial
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
Fazer exames de laboratório ou avaliação médica;
Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
Parar de fumar;
Evitar tomar aspirina e alguns anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Comunicar ao cirurgião uso de preenchedores permanentes ou não, fios de sustentação e cirurgias prévias na face.
O pós-operatório do Lifting Facial
No pós operatório da cirurgia de lifting facial é recomendado:
Usar óculos escuros já na volta para casa e manter a cabeça ligeiramente elevada ao deitar-se, durante as primeiras 24 horas;
Evitar tomar sol por pelo menos por 30 dias, sendo imprescindível o uso de protetor solar durante os seis meses posteriores à cirurgia;
Retomar as atividades físicas apenas com autorização do médico;
Pintar o cabelo é permitido após 3 ou 4 semanas após a cirurgia;
A diminuição do edema é observada a partir do terceiro mês.
Ainda com dúvidas sobre Lift facial? Entre em contato!