A blefaroplastia é a cirurgia plástica realizada na região ao redor dos olhos com o objetivo de corrigir o aspecto enrugado ou caído da pele das pálpebras, tanto superiores quanto inferiores. Essa intervenção também pode ser feita para a retirada de acúmulos de gordura no local, trazendo ainda mais harmonia ao rosto.
Segundo o último censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), publicado em 2016, a retirada de bolsas e pele na região da pálpebra é o procedimento no rosto mais procurado nos consultórios médicos, inclusive por homens, que tendem a acumular mais gordura nessa área do que as mulheres.
A explicação para essa alta procura é simples: a blefaroplastia proporciona uma aparência rejuvenescida nessa área, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.
Realizar a blefaroplastia é uma opção muito interessante e tentadora para quem deseja recuperar a aparência mais jovial na face, trazendo mais harmonia a essa região do corpo.
Com o avançar da idade, o tecido cutâneo passa por processos naturais de envelhecimento, que ocasionam o surgimento de flacidez, bem como de marcas ou rugas. Além disso, ao longo da vida, o tecido adiposo (gorduras) presente nessa região é perdido.
Esses dois fatores associados podem ser grandes “vilões” para a pele ao redor dos olhos. Isso porque eles contribuem para a redução da elasticidade do tecido e para o aumento da flacidez no local, causando, em consequência, um aspecto de cansaço e mais envelhecido ao rosto.
Dessa forma, tanto para as mulheres quanto para os homens que se sentem incomodados com essa situação, fazer a blefaroplastia com um profissional qualificado pode ser uma solução.
E não é apenas para questões estéticas que a blefaroplastia funciona. Esse procedimento pode ser utilizado também para melhorar o aspecto funcional da visão, já que o peso das pálpebras pode dificultar o ato de enxergar.
As principais indicações da blefaroplastia são:
Uma das grandes vantagens dessa cirurgia é que ela é uma cirurgia plástica mais simples e rápida, podendo ser feita em várias situações e em praticamente todos os pacientes, salvo aqueles que possuem algum tipo de contraindicação dada por um cirurgião plástico.
As principais contraindicações da blefaroplastia são:
Por isso, é necessário procurar um profissional qualificado para realizar uma avaliação criteriosa, a fim de determinar se você é um bom candidato para o procedimento ou não.
A cirurgia deve ser feita por um profissional qualificado, ou seja, um cirurgião plástico ou então um oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular. O procedimento é rápido, com duração aproximada entre 40 minutos a 1 hora e 20 minutos, e deve ser feito preferencialmente em ambiente hospitalar.
Geralmente, são utilizados apenas anestésicos locais associados a sedação para manter o paciente desacordado.
As incisões da blefaroplastia são realizadas em locais estratégicos para que a cicatriz fique mais escondida. Caso tenha alguma dúvida sobre isso, entre em contato com o profissional que realizará o procedimento.
O resultado final da blefaroplastia só aparecerá em 1 ano, porém, dentro de algumas semanas, já se pode ver uma melhoria no aspecto da região ao redor dos olhos. Além disso, também pode levar até 1 ano para as linhas de incisão desaparecerem totalmente.
Nos três primeiros dias do pós-operatório, é normal ocorrer maior edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas) das pálpebras, sendo que a ocorrência desses eventos varia de paciente para paciente.
Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam um aspecto bastante natural. Outros atingem esse resultado após o 8º dia, atingindo boa parte do resultado almejado com cerca de 1 mês.
O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase. Além disso, a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema e é fortemente indicada nos dois primeiros dias após a blefaroplastia.
Quer saber mais informações sobre a blefaroplastia? Agende já sua consulta com a Dra. Xênia Portella, cirurgiã plástica.
Site: https://xeniaportella.com.br/
Rua Tenente Brito Melo, 1215, 7º andar, Santo Agostinho – Belo Horizonte, MG
Telefones: (31) 2510-6611 ou (31) 2510-1303