Conheça a técnica da mastopexia, também conhecida como lifting de mamas, e saiba se essa pode ser a solução ideal para melhorar a sua relação com os seus seios
A flacidez dos seios é uma situação extremamente natural, visto que, com a idade ou a partir de outros fatores, a pele acaba perdendo um pouco da elasticidade e, consequentemente, ficando mais flácida.
Porém, mesmo sendo um processo normal e até esperado, essa condição costuma ser uma das principais causas de baixa autoestima das mulheres nos dias de hoje, fazendo com que muitas busquem uma solução.
Para esses casos, a melhor alternativa é a mastopexia, também conhecida como lifting de mamas, que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária) e reposicionar a aréola.
Esse procedimento irá resultar na elevação da mama até a sua posição original, promovendo sua simetria e melhorando a qualidade de vida da paciente que se sentia incomodada com a flacidez mamária.
Ter um contorno corporal harmonioso é o desejo de muitas mulheres e os seios fazem parte deste conjunto. No geral, o lifting de mamas é indicado para a correção dos seios caídos e flácidos, ou em casos de perda de elasticidade da pele em que os mamilos ficam caídos, ou seja, direcionados para baixo.
Essa flacidez costuma ocorrer, principalmente, em:
Dessa maneira, a mastopexia é indicada no geral para mulheres, normalmente as que, mesmo satisfeitas com o tamanho da mama, não estão plenamente felizes com o seu formato.
Mas vale lembrar que os resultados do lifting das mamas variam de acordo com cada caso e a manutenção do resultado obtido também depende da idade ou da ocorrência de gravidez e alterações ponderais após o procedimento, que podem condicionar uma nova ptose (queda da mama).
Uma dúvida comum das pacientes é se o lifting de mamas também altera o volume dos seios. A resposta para esse questionamento é negativa, visto que esse procedimento em si irá trabalhar apenas a flacidez do local.
Entretanto, caso a paciente também tenha pouco volume mamário e deseje aumentá-lo, uma opção é realizar a colocação de uma prótese de silicone junto com a mastopexia.
Conheça algumas diferenças dos dois procedimentos:
Esta cirurgia ocorre sem a utilização de próteses de silicone, sendo feito apenas o levantamento dos seios. Isso é realizado por meio da retirada do excesso de tecido e pelo reposicionamento do tecido mamário, permitindo dar um novo contorno à mama.
A associação entre a mastopexia e a colocação da prótese pode ser feita, mas não é obrigatória e nem indicada para todas as pacientes. A indicação no geral é para os casos em que a mama tem pouco volume ou que é mais molinha, ou seja, sem muito tecido mamário.
Nessa situação, a prótese de silicone auxilia na firmeza e no volume dos seios, obtendo um colo mais alto e marcado, enquanto o lifting de mamas vai atuar no reposicionamento do seio.
Essas duas intervenções podem ser feitas no mesmo momento, facilitando a vida da mulher e gerando apenas um período de pós-operatório.
Vale lembrar que a inclusão da prótese não impede que a mama caia novamente. Esse risco todas as pacientes correm e, no caso de quem escolheu adicionar uma prótese, alguns outros pontos devem ser esclarecidos.
Se o silicone for colocado acima do músculo peitoral, abaixo apenas do tecido mamário, caso os seios “caiam” novamente, a prótese também irá “cair”.
Por outro lado, se a prótese for colocada abaixo do músculo peitoral, mesmo que os seios fiquem flácidos novamente, o silicone ficará firme no local. No entanto, isso é um quadro bem ruim para a paciente.
Isso porque vai gerar um aspecto de dupla bolha, ou seja, dois contornos no mesmo seio. Dessa forma, saber de todas essas questões é essencial para decidir se você quer apenas a mastopexia ou se deseja adicionar uma prótese de silicone junto ao lifting de mamas.
Além disso, os formatos de próteses disponíveis atualmente são:
Com o uso dessas próteses de silicone pode ser notado maior volume no centro da mama, garantindo maior projeção para os seios. Sendo assim, costumam ser recomendadas para mulheres que possuem as mamas levemente caídas e que, inclusive, podem ter indicação para a realização da mastopexia.
Essa é a prótese de silicone mais popular entre as mulheres, pois preenche igualmente todos os espaços dos seios e deixa o colo bem marcado e com o aspecto do seio mais “empinado”.
Essa é a prótese de silicone que deixa o seio com um formato mais natural nos seios. Dessa forma, são mais utilizadas em cirurgias de reconstrução da mama em mulheres que precisaram fazer mastectomia, ou seja, a retirada total das mamas, ou para aquelas que não possuem quase nenhum tecido mamário.
Toda cirurgia exige alguns cuidados tanto antes quanto após o procedimento. Esse processo é essencial para reduzir os riscos do paciente em questão e, muitas vezes, melhorar até mesmo a cicatrização.
No caso da mastopexia, o preparo inclui:
No período de recuperação do lifting de mamas, é essencial seguir as orientações da médica para obter sucesso no procedimento. Dentre vários cuidados após a cirurgia, destacamos alguns deles:
As incisões do lifting de mamas geralmente são realizadas das seguintes formas:
Uma dúvida muito comum das pacientes é se a cicatriz da mastopexia fica com uma aparência ruim. A resposta dessa pergunta depende de vários fatores, como a realização correta dos cuidados pós-cirúrgicos e a capacidade de cicatrização e regeneração da pele da paciente em si.
Entretanto, no geral, as cicatrizes ficam discretas e bem feitas caso o lifting de mamas seja feito com uma boa cirurgiã. Além disso, vale lembrar que, durante os meses iniciais após o procedimento, é normal a cicatriz ainda estar evidente. Geralmente ela se torna mais clara e discreta após um ano da mastopexia.
Se você ainda tem dúvidas sobre o lifting de mamas ou deseja marcar uma avaliação, entre em contato comigo pelo site ou através das minhas redes sociais, onde você também confere mais informações relevantes:
Instagram: @draxeniaportella
Facebook: Dra Xênia Portella
Youtube: Cirurgia Plástica Xênia Portella
CRM-MG 21.682