A cirurgia plástica pós-bariátrica é o procedimento indicado para retirada do excesso de pele das pessoas que perderam muito peso. A flacidez e a pele em excesso acarretam prejuízos na postura, integração social, na vida sexual e pode acentuar dermatites entre as dobras da pele.
Como a cirurgia de redução de estômago induz o emagrecimento corporal como um todo, a reparação pós-bariátrica também é muito versátil, podendo ser feita em várias áreas do corpo, a depender da necessidade de cada paciente.
Os procedimentos mais procurados são:
O uso dessa intervenção pós-bariátrica é muito comum, visto que consiste na retirada de gordura e pele em excesso da região abdominal.
Além disso, a abdominoplastia também visa reforçar a musculatura do abdome, nos casos em que esses músculos perdem a tensão natural das fibras.
A perda acentuada de peso por quem passou pela redução de estômago também costuma afetar as mamas, principalmente nas mulheres.
Assim, fazer uma mamoplastia com prótese pós-bariátrica também é muito comum, buscando com esse procedimento trazer maior sustentação ao tecido mamário.
A braquioplastia nesse contexto também busca retirar o excesso de pele e gordura dos braços, locais onde costuma haver muita flacidez após a gastroplastia.
Dessa forma, fazer uma braquioplastia pós-bariátrica traz mais firmeza e melhora o contorno dos braços. Além disso, também reduz as áreas de dobras, assim como na barriga e nas mamas, reduzindo a chance de dermatites.
Essa intervenção visa reduzir o excesso de gordura e de pele da região das coxas, desde a virilha. Por isso, também é uma operação pós-bariátrica muito procurada pelos pacientes.
O lifting facial atua na retirada do excesso de pele e gordura da região das pálpebras, bochechas e pescoço e também se mostra uma ótima opção de cirurgia reparadora pós-bariátrica.
A necessidade de fazer uma plástica pós-bariátrica vai depender principalmente do grau de emagrecimento do paciente e, consequentemente, do excesso de pele existente.
Porém, também é essencial que o paciente queira passar por essas intervenções e decida isso considerando todos os prós e contras da situação.
Além disso, algumas questões de saúde também devem ser observadas para a realização de uma plástica pós-bariátrica, como:
Previamente à cirurgia plástica pós-bariátrica, o médico irá orientar os seguintes cuidados, que devem ser seguidos rigorosamente para evitar futuras complicações. Entre eles, o paciente deve:
Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e o paciente pode ser envolto em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos à medida que cicatrizam.
Também é possível que um dreno seja temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular no local da plástica reparadora.
Além disso, alguns cuidados também são essenciais, como:
Se você ainda tem dúvidas ou quer conhecer a cirurgia plástica pós-bariátrica, agende uma consulta.