A Mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica na região das mamas que tem por objetivo o aumento de volume das mesmas, quase sempre com a utilização de próteses mamárias. Pode ter objetivo terapêutico de reconstrução das mamas por mastectomia ou agenesia, ou objetivo estético, para aumento de volume levando a uma maior harmonia no local. Pode vir associada a redução do volume, através de retirada de tecido mamário, assim como reposicionamento destes tecidos em relação ao tórax, com o intuito de corrigir ou melhorar o contorno e as proporções do corpo. As principais dúvidas acerca do procedimento de aumento são a escolha do volume, além do tipo e do formato das próteses de silicone.
Cada mulher tem características próprias que devem ser respeitadas, pois o aumento exagerado pode trazer alguns riscos ao paciente, como problemas de postura, dores nas costas e até mesmo desvio na coluna. Além, claro, de um mal resultado estético.
Na hora da avaliação para escolher o volume adequado, o profissional leva em consideração a estrutura corporal, biotipo, altura, distância entre tronco e quadril, proporção do tórax, estrutura óssea e formação original da mama. Portanto, é preciso ficar atento a alguns fatores na escolha do implante e aos tipos de prótese de silicone disponíveis para obter o resultado esperado.
A altura, a largura do tórax e outros aspectos devem ser levados em consideração na escolha, para se obter o efeito desejado sem tirar a harmonia do todo. Um implante de um mesmo volume pode parecer grande em uma mulher com estatura e tórax pequenos, enquanto seria adequado a outra de estatura maior.
A presença de flacidez na mama pode indicar a necessidade de uma prótese maior para que ela ocupe melhor a região flácida. Em alguns casos, é indicado fazer um mastopexia, isto é, um procedimento cirúrgico que visa levantar e remodelar as mamas.
Outra questão a ser avaliada é quando se tem tendência a estrias! Um tamanho inadequado pode resultar na formação de estrias no local. E por fim, porém não menos importante, uma prótese de silicone muito grande pode atrapalhar algumas tarefas cotidianas, como no caso de exercícios físicos e atividades mais vigorosas.
As próteses mamárias podem ser de gel de silicone ou prótese salina, sendo esta última, bem pouco usada. Os implantes de gel de silicone são mais lisos e macios, em comparação aos de prótese salina. O tamanho que pode variar de 150 a 600 ml, em média. Quanto aos formatos disponíveis, existem as próteses redondas e as próteses anatômicas, ou em gota, que têm um formato característico e são indicadas para casos de reconstrução ou de hipomastia importante, quando o próprio tecido mamário da paciente não é suficiente para dar cobertura à prótese e formato de gota à mama pós inclusão do implante. As próteses redondas estão disponíveis em várias projeções e volume, variando de acordo com o fabricante. Além de outras diferenças tecnologias relacionadas ao tipo de preenchimento e envoltório.
Dentre todas as opções, a escolha do paciente é o principal fator. Enquanto algumas mulheres querem seios mais volumosos, outras preferem seios mais naturais. Apesar de ser uma escolha pessoal, a opinião do cirurgião plástico deve ser respeitada, pois este está apto a orientá-la a respeito dos problemas e riscos da cirurgia. Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas e receios com seu cirurgião! Um paciente bem esclarecido fica mais satisfeito com o resultado obtido.
Gostou desse artigo e quer conferir outros conteúdos como esse? Então siga nossos perfis no Facebook e no Instagram.
Leia também:
Prótese de silicone: qual é a melhor para você?
Mamoplastia de aumento: Prótese de silicone
Mamoplastia: tudo o que você precisa saber!
Dra. Xênia Portella fala sobre Prótese de Silicone