A reconstrução mamária é realizada através de algumas técnicas de cirurgia plástica com uma equipe multidisciplinar promovendo às pacientes mastectomizadas, uma melhor qualidade de vida.
A mastectomia é um procedimento cirúrgico para retirada total ou parcial de uma ou ambas as mamas, esta cirurgia geralmente é indicada para tratar pacientes com câncer.
Após a realização de qualquer tipo de mastectomia, pode ser necessária uma cirurgia de reconstrução da mama, com o objetivo de recuperar a forma natural dos seios. Este procedimento pode ser feito imediatamente após o procedimento ou por etapas, com correção gradual da região. Mas, em alguns casos de câncer, pode ser necessário esperar um tempo até a total cicatrização ou após a realização de exames para confirmar a remoção completa das células malignas.
O melhor momento para a reconstrução deverá ser discutido com o médico, podendo ser feita no momento da mastectomia (imediata) ou após a mastectomia (tardia). O conhecimento que a mama pode ser reconstruída alivia e até evita o trauma psicológico da perda da mama, por isto, sempre que possível, o ideal é realizar a reconstrução imediata.
Enfim, o tempo de realizar a reconstrução mamária deve ser individualizada para cada paciente, uma vez que as condições clínicas associada às características do câncer diferem de paciente para paciente. Sendo assim, o cirurgião plástico que realiza a reconstrução mamária deve estar habituado às mais diversas situações, e estar sempre em contato com o mastologista responsável para discutir o caso de cada paciente e indicar o melhor momento para se realizar a reconstrução mamária.
As quatro opções mais utilizadas em reconstrução imediata são:
A reconstrução mamária com prótese de silicone é ideal para as pacientes que desejam uma recuperação mais rápida, com retorno mais precoce às suas atividades. Indicado principalmente para mamas pequenas e médias.
O expansor de mama também indicado para pacientes que desejam uma recuperação mais rápida, com retorno mais precoce às suas atividades. Normalmente é realizado em mamas médias e grandes ou quando é retirada muita pele durante a mastectomia.
A reconstrução com retalho do músculo grande dorsal é a cirurgia mais versátil, podendo ser indicada para quase todas pacientes. Na grande maioria dos casos é necessário associar uma prótese de silicone para dar volume a mama, porém em pacientes com sobrepeso ou obesas e excesso de tecido nas costas, pode não ser necessária a prótese de silicone. A cicatriz resultante nas costas é planejada para ficar escondida pelo sutiã ou biquíni.
O TRAM é indicado para pacientes que desejam uma mama reconstruída mais natural e com consistência macia ao toque. Ainda traz a vantagem da ressecção do excesso de tecido abdominal, melhorando o contorno corporal. A cicatriz no abdome inferior é planejada para ficar escondida pela roupa íntima. É a cirurgia com maior duração e mais riscos de complicações.
O tempo de realizar a reconstrução mamária deve ser individualizada para cada paciente, uma vez que as condições clínicas associada às características do câncer diferem de paciente para paciente