Rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem a finalidade de remodelar o nariz, reduzir ou aumentar seu tamanho, estreitar as narinas, para melhorar a harmonia deste com a face e fisionomia individual. O nariz é parte importante na personalidade e traço étnico-familiar das pessoas. A técnica cirúrgica leva em consideração os anseios e as limitações de cada caso em particular. A função é fundamental e quaisquer queixas neste sentido devem ser avaliadas antes da cirurgia, e sempre que possível, corrigidas num mesmo ato cirúrgico, às vezes com a participação de um otorrinolaringologista.
Quem tem problema de desvio de septo, cientificamente descrito como deslocamento lateral da parede entre as narinas, sabe bem como os sintomas que variam entre sinusite, perda da qualidade do sono, diminuição do olfato, do paladar, do desempenho esportivo e da qualidade da respiração, podem influenciar drasticamente na qualidade de vida.
Geralmente, o desvio de septo não tem causa definida, e pode ser atribuído à anatomia humana, porém também pode ser causado por traumatismo, ou seja, quando há uma lesão na região nasal.
A rinoplastia é indicada para solucionar de forma funcional casos de desvio de septo, devolvendo ao paciente muito mais qualidade para desempenhar suas atividades diárias.
Em outra situação a rinoplatia é indicada para as pessoas que tiveram o nariz modificado por algum motivo, como por exemplo, reparações causadas pós-câncer, defeitos congênitos, deformidades pós-trauma e deformidades adquiridas.
A cirurgia de reparação pode se tornar mais complicada por causa da anatomia do nariz. Algumas vezes, pode não ser possível atingir o resultado esperado pelo paciente e por isso é importante manter uma conversa franca com o médico, a fim de deixar claro quais as expectativas reais da cirurgia e quais são as expectativas mais difíceis de atingir.
Portanto, o cirurgião deve fazer uma avaliação completa e analisar todas as possibilidades de melhoria para o paciente. E para chegar ao resultado próximo ao desejado e ter sucesso no procedimento, o paciente precisa buscar a ajuda de um especialista competente, capacitado e que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
As correções das alterações estéticas visam à remodelação nasal e não apenas a sua redução, devendo sempre estar associada à melhora da função nasal e a busca de naturalidade nos resultados.
Neste caso a rinoplastia é indicada e possibilita modificar uma série de características, como por exemplo, a largura do nariz, o perfil e a posição da ponta do nariz.
Além disso, é possível reduzir narinas grandes e inserir enxertos com fins corretivos para atingir uma simetria facial. Uma dúvida muito comum entre as pessoas que consideram realizar a cirurgia, porém, é a possibilidade de preestabelecer como ficará o formato do nariz.
Infelizmente, não é possível escolher o formato antes do procedimento, pois isso envolve a estrutura do rosto e da região nasal. A cirurgia remodela o nariz dentro de suas próprias características ósseas e cartilaginosas, para que ele ganhe mais simetria e harmonia com o rosto.
Para avaliar o resultado final da rinoplastia é preciso paciência, já que a reabsorção do inchaço é especialmente lenta no nariz. Normalmente, alguns resultados parecem excelentes após um ou dois meses, enquanto outros necessitam de mais tempo para a cicatrização completa. Em geral, o resultado final pode ser apreciado somente após um ou dois anos.
As atividades físicas podem ser retomadas após um mês, sendo que qualquer modalidade com risco de traumatismo nasal deve ser evitada por pelo menos dois meses.
Vale lembrar que, quando a cirurgia de nariz é bem executada, ela pode melhorar a harmonia facial de forma significativa, promovendo uma boa melhora na autoestima. A maioria dos pacientes se sentem mais confiantes nas relações profissionais e sociais, após a cirurgia.
Para os pacientes que procuram a rinoplastia para resolver os problemas respiratórios, existe uma notável melhora na qualidade de vida quando a cirurgia consegue restabelecer a integridade das vias aéreas.