Toxina Botulínica: redução e prevenção de rugas

Toxina Botulínica: redução e prevenção de rugas

 

Toxina Botulínica: redução e prevenção de rugas de expressão.

A toxina botulínica, uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial, veio revolucionar o tratamento de rugas de expressão! E hoje é a maneira mais popular de redução de rugas faciais. A forma cosmética da toxina botulínica reduz ou elimina linhas de expressão (rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço). O tratamento envolve injeção de quantidades muito pequenas nos músculos para imobilizá-los. Estes músculos e o local exato que se deseja paralisar é determinado pelo médico responsável pelo procedimento, através de uma marcação prévia. O procedimento é utilizado também para prevenção de novas rugas e no tratamento de transpiração excessiva, entre outros.

Tratamento de prevenção

Para evitar que novas rugas se formem, a toxina botulínica é usada em licais determinados pelo médico. O músculo enfraquecido pelo tratamento, passa a não contrair e não forma rugas. É usado, também, para reposicionamento das sobrancelhas, onde através de paralisação de parte do músculo frontal, a outra porção fica mais ativada, dando um efeito lifting. Porém, alguns músculos não podem ser tratados, pois realizam funções importantes na expressão natural de uma pessoa. É o caso do músculo que levanta as sobrancelhas, em sua porção lateral, e dos músculos da linha do sorriso, assim como a musculatura da mímica bucal, que participa da fala, mastigação e deglutição. O músculo responsável pelo fechamento das pálpebras é outro caso. O uso estético não é recomendado a pacientes com menos de 18 anos, pois, é incomum que a pessoa tenha linhas de expressão. O ideal é esperar até que este cenário aconteça para que então o paciente e o cirurgião possam começar a considerar começar com as aplicações preventivas.

Tratamentos especiais

Já a transpiração excessiva pode ser aliviada, através de injeções altamente diluídas da toxina botulínica, aplicadas diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. Assim, há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pelo excesso de suor. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e os especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.

Pós-tratamento

A toxina começa a fazer efeito 48 hs após a aplicação, tendo efeito máximo entre 10 a 14 dias. Esse efeito perdura por cerca de três a seis meses, sendo o término gradual, enquanto a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar ainda mais os resultados. Esta combinação de terapias pode ainda ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Membro da Comissão Científica da SBCP/MG, a Dra. Xênia Portella atende todos os requisitos exigidos pelo Conselho Federal de Medicina. Agende um horário através do telefone: (31) 2510-6611 ou pelo Whatsapp: (31) 9 9923-6611 para uma consulta presencial. Leia mais sobre o assunto na página de serviços e veja o vídeo abaixo.

 

Leia também:

Harmonização facial: a nova tendência estética

Preenchimento cutâneo | Dê um Up na Selfie!

Tratamentos para rejuvenescimento e harmonização facial

Bioestimuladores de Colágeno: restauração e volume

Associação de técnicas melhoram resultados!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Xenia Portella - Doctoralia.com.br