Há anos os médicos usam lasers para tratar doenças da pele e promover rejuvenescimento. Porém, uma nova geração de laser CO2 fracionado se mostrou mais adequado para fins estéticos.
As mais recentes tecnologias dão ao médico um melhor nível de controle nos tratamentos a laser, permitindo extrema precisão, especialmente em áreas sensíveis. A recuperação é mais rápida e fácil e o risco de manchas e complicações é menor. Antes do advento do laser fracionado, ocorreram casos de hipercromia (manchas escuras), hipocromia (despigmentação), infecção local e cicatrizes hipertróficas. Isto tinha um risco de ocorrer, principalmente por aqui, nos trópicos, onde a pele da população geral tem maior quantidade de melanina, que é o pigmento da pele, assim como é mais estimulada pela maior exposição ao sol. O procedimento chegou a ser abandonado e outros lasers foram tentados. Com a chegada dos aparelhos de laser CO2 fracionado, voltamos com tudo. Pois esta tecnologia tinha agora os ótimos resultados de ressurfacing, com muito menores riscos. Desde então está presente em nosso arsenal terapêutico de consultório, como um carro chefe na revitalização e hidratação cutânea. Associado a outros procedimentos, como toxina e preenchedores e estimuladores de colágeno, conseguimos retardar bastante o procedimento cirúrgico.
O inverno é um bom momento para a busca por tratamentos de rejuvenescimento devido à menor incidência solar. Uma das mais modernas técnicas, o Laser CO2 fracionado é conhecido como Resurfacing.
A Laserterapia, utilizando CO2 ou outro comprimento de onda, que leva a outro tipo de aparelho, atenua o envelhecimento da pele, ameniza estrias, cicatrizes de acne, além de ser utilizada para rejuvenescimento íntimo feminino e para o tratamento de algumas alterações funcionais que aparecem na menopausa, como a incontinência urinária.
Principais indicações:
• As linhas finas e rugas ao redor ou sob os olhos, testa e boca;
• Cicatrizes de acne ou catapora;
• Pele que não apresentou bons resultados após o facelift, necessitando de tratamento para melhora da qualidad;e
• Pele envelhecida ou danificada pelo sol;
• Pele desvitalizada;
• Tumores benignos;
• Marcas de nascença.
O procedimento emite feixes contínuos de luz, removendo precisamente finas camadas de pele, ocasionando danos mínimos ao tecido circundante. O laser induz um processo de reepitelação na área tratada e estimula a derme a produzir novo colágeno. Após o tratamento a pele será mais elástica e lisa, sem qualquer cicatriz ou alteração na sua expressão facial natural.
As vantagens são que os resultados são excelentes após uma única sessão. Porém por ser uma técnica ablativa, ou seja, que causa pequenas lesões na pele, tem desvantagens e limitações. Vários recursos são utilizados para minimizar a dor. A anestesia tópica, antes da sessão, acrescida do uso de sedativos orais e analgésicos, são avaliados de acordo com a sensibilidade do paciente. Algumas vezes recorremos à anestesia local e bloqueios nervosos.
A pele que é tratada com laser pode reagir de maneiras diferentes. Mas, a maior parte do tempo, a sensação será de queimadura leve. Haverá um pouco de vermelhidão e de inchaço. A pele poderá, também, ficar mais sensível à luz do sol, por até um ano. É preciso usar protetor solar diariamente e diminuir a exposição solar. Poderá também ocorrer coceira ou ardor por alguns dias após o tratamento. Normalmente, dentro de cinco dias a uma semana após o procedimento, a pele ficará seca e irá descamar.
Algumas pessoas que se submetem ao tratamento a laser podem perceber uma diferença imediata na pele tratada. O processo tem melhora continua por até um ano. Embora os efeitos do tratamento a laser durem por um bom tempo, o processo normal de envelhecimento faz com que rugas e linhas de expressão reapareçam. Podemos associar outros recursos e tratamentos.
Ao escolher um cirurgião plástico, lembre-se de que a experiência profissional e seu relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Membro da Comissão Científica da SBCP/MG, a Dra. Xênia Portella pode avaliar as melhores opções para o seu caso. Agende um horário através do telefone: (31) 2510-6611 ou pelo Whatsapp: (31) 9 9923-6611 para uma consulta presencial.
Leia também:
Tratamentos para rejuvenescimento e harmonização facial
Toxina Botulínica: redução e prevenção de rugas
Preenchimento cutâneo | Dê um Up na Selfie!
Fios de sustentação: efeito natural, sem cirurgia
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)