A lipoaspiração é uma alternativa para você que gosta de malhar, que tem alimentação balanceada, boa saúde, mas mesmo assim acumula gordura localizada.
Isso mesmo! Pessoas com gordura localizada em algumas áreas específicas do corpo e que se exercitam regularmente, são os melhores candidatos a este procedimento. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo: coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, submento e abdome. Se você é adulto, no máximo 30% acima do seu peso ideal, tem a pele firme e com bom tônus muscular e é saudável, você pode estar apto para a lipoaspiração.
Porém, atitude positiva e expectativa realista quanto ao resultado cirúrgico, assim como sinceridade durante a consulta sobre sua saúde, estilo de vida e desejos, além de seguir as recomendações do seu cirurgião plástico, são determinantes para se obter um resultado satisfatório. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em outros casos, ela é usada em associação a outros procedimentos da cirurgia plástica, tais como, o facelift, a redução de mama, abdominoplastia entre outros.
A primeira etapa para a Lipoaspiração é a realização da consulta presencial. Este é o momento no qual você deverá ser questionado sobre suas queixas, suas expectativas e o resultado desejado. Serão avaliadas as suas condições médicas, alergias medicamentosas, tratamentos médicos, entre outros. Hábitos de vida como fumo, álcool e drogas devem ser expostos claramente ao seu médico, bem como cirurgias prévias.
A primeira parte será a anestesia que pode ser desde local com sedação venosa, bloqueios ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você. A segunda etapa é a Incisão. A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, quase imperceptíveis. Primeiramente, solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino (cânula) é inserido através destas incisões para aspirar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém. O orifício de entrada da cânula é suturado assim que o procedimento termina.
O inchaço causado pela cirurgia desaparecerá após alguns meses. Neste momento, o novo contorno corporal será visível.Com práticas contínuas de dieta balanceada e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso será preservada. Mas seguir as recomendações de manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável será fundamental para que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração. E fique atento: o ganho de peso pode reverter os resultados.
O Conselho Federal de Medicina reconhece a lipoaspiração como técnica com indicações precisas para correções do contorno corporal, mas não a indica para emagrecimento. O órgão determina obrigatório o treinamento específico para sua execução, bem como o local adequado para a realização do procedimento, com a presença de um anestesiologista. Não seja enganado por falsas promessas! Segundo o Conselho, os volumes máximos a serem aspirados não devem ultrapassar 7% do peso corporal (técnica infiltrativa), ou 5% (técnica não-infiltrativa), e não deve ultrapassar 40% da área corporal. E lembre-se, a decisão de se submeter à lipoaspiração é totalmente sua. É você quem deve decidir, após todo esclarecimento prestado pelo seu médico assistente, se está disposto aos riscos e potenciais complicações.
1 – Por quanto tempo é necessário usar a cinta compressiva?
Cada paciente reage diferente no processo de recuperação, mas geralmente a cinta compressiva deve ser usada por aproximadamente 30 dias após a cirurgia.
2 – Como é a cicatriz de lipoaspiração?
Uma vez que a lipoaspiração pode ser realizada em diversas partes do corpo, o local da cicatriz pode variar bastante de acordo com a região onde está a gordura localizada que o paciente deseja extrair. Geralmente, a cicatriz fica em locais escondidos e são muito discretas. Alguns cuidados do pós-operatório são importantes para que aconteça uma boa cicatrização.
3 – Em quando tempo é possível perceber os resultados?
Geralmente, nos primeiros quatro meses já é possível perceber as mudanças, mas o resultado definitivo surge após seis meses.
4 – Por que a drenagem linfática é recomendada após a lipoaspiração?
A drenagem linfática deve ser feita no corpo todo para estimular a circulação linfática geral. Na área operada, o trabalho deve ser mais detalhado e direcionado, de maneira lenta e delicada, com o intuito de diminuir o processo inflamatório provocado pela cirurgia.