Lifting facial | Ritidoplastia: Cirurgia da face

lifting facial

Lifting facial, também chamado de Ritidoplastia, é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço.

Lifting facial | Ritidoplastia

Uma das cirurgias mais realizadas no mundo, o Lifting facial é um procedimento de rejuvenescimento. Frequentemente é associada ao Lifting frontal, para corrigir a flacidez ou testa franzida, e à cirurgia de pálpebras (Blefaroplastia), para rejuvenescer a região dos olhos.

A Ritidoplastia usual remodela a gordura, através de lipoaspirações e lipoenxertias, reposiciona a musculatura e retira os excessos de pele da face e do pescoço. A intenção é deixar o rosto naturalmente mais jovem, com aparência saudável e descansada.

A idade ideal para iniciar intervenções de rejuvenescimento facial é usualmente, entre 40 e 45 anos, mas isso depende de diversos fatores pessoais e circunstanciais, e deve ser discutido entre médico e paciente durante a consulta. Antes desse período, podem ser realizados procedimentos menos invasivos como Laser CO2, microagulhamento, preenchimentos injetáveis, entre outros, para ir solucionando problemas à medida que eles surgem.

As principais indicações

Falta de definição da linha da mandíbula é o principal! Mas seguem outras alterações motivadoras do procedimento:

• Flacidez no terço médio da face;
• Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores;
• Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca;
• Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada;
• Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada;
• Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Tipos de Lifting facial

Minilifting: requer um descolamento mínimo, efetuado na região pré-auricular do rosto e pescoço. Normalmente é realizado em casos de ligeira flacidez e pequenas rugas na região do pescoço.

Lifting temporal: empregado para elevar as sobrancelhas e diminuir rugas na parte superior e externa do olho.

Lifting frontal: utilizado para tratar rugas da testa ou aumentar a altura da testa.

Lifting facial total: quando o que se deseja é tratar a face como um todo, porém, sem intervir na região do pescoço.

Lifting cervicofacial: revitalização da face e pescoço como um todo, tratando toda a área com flacidez e rugas presentes. Normalmente é feito junto com a Blefaroplastia e lipoaspiração (para tratar os depósitos localizados de gordura).

Lifting endoscópico: atualmente, essa técnica é utilizada principalmente no tratamento da região temporal e frontal. Graças a ele as cicatrizes podem ser reduzidas ao mínimo.

O uso da enxertia de gordura está em alta, para devolver os coxins gordurosos da face jovem e rejuvenescimento da pele. Os efeitos são muito interessantes!

Pré, pós-operatório e resultados

O procedimento é feito com anestesia e, antes da técnica, o cirurgião combina tudo o que vai ser feito com o paciente para não criar falsas expectativas sobre o resultado. É realizado um corte no contorno do rosto, bem próximo às orelhas e à linha que divide o cabelo. Em seguida, o médico puxa a pele e posiciona melhor o músculo para alinhar o rosto e acabar com as rugas mais profundas e toda a flacidez.

Confira o vídeo abaixo e veja como é feito o procedimento!

Como a Ritidoplastia prejudica temporariamente a irrigação sanguínea e linfática do rosto, pode ocorrer edema ou inchaço que diminuem rapidamente ao longo da primeira semana. Após a retirada dos pontos, o paciente pode retomar as suas atividades habituais, exceto a exposição ao sol que deve ser evitada por, pelo menos, três meses.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), oferece serviços médicos estéticos de aplicação de preenchimentos, toxina botulínica, skinbooster, fios de sustentação, além de procedimentos cirúrgicos, tais como Lifting facial, Bichectomia, Blefaroplastia (cirurgia de pálpebras) e Otoplastia (Orelhas em abano), entre outros.

Informações e agendamentos: Telefone: (31) 2510-6611 | Whatsapp: (31) 9 9923-6611.

Leia também: 

Blefaroplastia: cirurgia da pálpebra para revigorar o olhar

O Laser CO2 fracionado pode reduzir rugas faciais, cicatrizes e manchas.

Otoplastia: Cirurgia de “orelhas em abano”

Tratamentos para rejuvenescimento e harmonização facial

Preenchimento: contorno, volume e harmonização facial

Fios de sustentação: efeito natural sem cirurgia

Toxina Botulínica: para rugas e transpiração excessiva

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Xenia Portella - Doctoralia.com.br